Alterando o caminho da pasta “Desktop” e “Meus Documentos” no Windows XP e Windows 7


Introdução

Não há nada melhor para quem precisa reinstalar um sistema operacional do que ter um cenário em que os arquivos de dados do usuário estão totalmente separados dos arquivos de sistema. Se isso for possível, sempre que for necessário reinstalar o sistema operacional não perderemos tempo em ter que salvar todos os dados do usuário de um lado para outro, pois normalmente ficam armazenados na unidade de sistema (C:\).

Evidentemente não encontraremos a situação ideal tivermos de instalar o sistema operacional. Entretanto, se tivermos a oportunidade de fazer isso pela primeira vez, por que não “perder” um pouco mais de tempo para ganhar muito mais lá na frente? Falamos de ISOLAMENTO DOS DADOS em relação ao sistema operacional, um procedimento que torna muito mais prático o trabalho de técnicos em informática para agilizar futuras manutenções relacionados à transferência de dados no disco rígido.

Mudar a pasta de usuário de um drive para outro é uma solução interessante para tornar mais rápida as formatações do HD. Com o sistema e a pasta de usuário em partições ou discos separados, pode-se formatar a partição do sistema sem se preocupar com o backup de documentos, imagens e outros arquivos.

Para isso, é necessário que o HD do computador ou notebook tenha ao menos duas partições: uma para o  próprio sistema operacional e outra para os dados do usuário. Nesta última, estamos falando do novo local em que estarão todos os arquivos da pasta “Meus Documentos” e do “Desktop”, que não ficarão mais na pasta  “Documents and Settings” da unidade de sistema. Quanto ao tamanho das partições, reserve maior espaço para a partição de dados e leve em consideração que a partição de sistema terá folga de espaço para a instalação do sistema operacional, instalção de futuros softwares e espaço livre para swap ou armazenamento temporário (Ex: ao fazer uma cópia de um CD ou DVD, primeiramente a imagem vai ser gerada e gravada na unidade de sistema antes de iniciar a gravação na mídia de destino. Ao término da operação, ela será apagada.

Procedimento – Windows XP

Certifique-se que você executará os procedimentos utilizando uma conta de usuário com privilégios de administrador.

Considerando que já temos as duas partições no disco com o seguinte propósito: (C:\) para sistema e (D:\) para dados. Crie uma pasta “Usuarios” na unidade (D:\). Dentro desta pasta, crie uma pasta com o nome da conta, por exemplo, “alex”. Em seguida, crie as subpastas “documentos” e “desktop” dentro de “alex”. Ao final, devemos ter o caminho “D:\Usuarios\alex\documentos” e D:\Usuarios\alex\desktop”.

1) pressione o botão direito sob a pasta “Meus Documentos” e escolha “propriedades”.  Observe que o caminho da pasta “Meus Documentos” reflete o local padrão definido pelo instalador do windows.

Figura 1. Destino padrão da pasta “meus documentos”

2)Mude o destino da pasta para “D:\Usuarios\alex\documentos” pressionando o botão Mover e logo em seguida pressione  Aplicar. Sem percebermos, todos os arquivos e estrutura da pasta “Meus Documentos” serão transferidos para o novo local.

Figura 2. Local de armazenamento da pasta “Meus Documentos” alterado

3) Esta etapa é opcional. Mas eu considero interessante se for pra trazer algum benefício. Vamos criar uma variável de ambiente pra ficar mais fácil de configurar o destino da pasta “Desktop” para todas as contas. No ícone “Meu Computador” clique com o botão direito e escolha “propriedades “. Selecione a guia “avançado” e pressione o botão “variáveis de ambiente” (Figura 3-A). No espaço reservado às variáveis do sistema (parte de baixo), pressione o botão “Nova” (Figura 3-B).

Acrescente a  DADOS com o valor “D:\Usuarios” (Figura 4-A). Observe que, ao pressionar ENTER, a variável fará pasta da lista de variáveis de ambiente do sistema (Figura 4-B).

3) Por último, vamos alterar o diretório  Desktop. Inicie o Registro do Windows XP (regedit)  e navegue sobre a chave: HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\Curre ntVersion\Explorer\User Shell Folders

4) Localize a chave “Desktop” e pressione duas vezes para alterar o valor da chave.

5) No valor da chave digite:   %DADOS%\alex\Desktop.
O que está acontecendo nesta linha é uma macro-substituição. O windows vai consultar o valor da variável de ambiente DADOS e vai substituir no valor da chave no local em que se encontra “%DADOS%”. No final, teremos: D:\Usuarios\alex\Desktop.

É importante ressaltar que o procedimento do passo 5, como também dos passos 1 e 2, devem ser feitos em cada conta de usuário existente.

Procedimento – Windows 7

Essa mudança, no Windows 7, é feita de forma parecida com a das versões anteriores do sistema. Siga os passos e execute as alterações propostas:

1) No campo de busca do menu Iniciar, tecle o texto shell:UsersFilesFolder e pressione Enter. Será apresentada a tela ilustrada na Figura 3.

Figura 5. Localização das pastas do usuário no Windows 7

2) Na janela que surge, clique com o botão direito do mouse na pasta “Documents” e escolha “Propriedades”. Passe à guia “Local” e clique no botão “Mover” para selecionar (ou criar) uma pasta para a qual o conteúdo atual será movido e pressione “Selecionar Pasta”. Agora, basta só “Aplicar” a alteração para que ela tenha efeito.

Figura 6. Selecionando a pasta de destino

OBSERVAÇÃO:

Você tem que fazer esse procedimento para todas as pastas existentes (Contatos, Documentos, Downloads, Músicas Vídeos, etc.). No Windows XP, quando mudávamos a pasta “meus documentos”, toda a estrutura era copiada porque pertenciam à própria pasta. No Windows 7, encontramos pastas isoladas no mesmo nível.

IMPORTANTE:

O procedimento descrito aqui é mais adequado para computadores que só tem uma conta. Se você deseja aplicar a mesma ideia considerando múltiplas contas e que as mesmas utilizarão outra unidade para armazenamento dos seus arquivos (diga-se, “Meus Documentos”), a melhor saída (e definitiva)  é modificar a localização default do USER PROFILE. Se você quiser, faça uma busca no google usando as palavras ” changing the path location os user profiles in windows 7″.

 

About these ads
Explore posts in the same categories: Sistema Operacional

Tags: , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

9 Comentários em “Alterando o caminho da pasta “Desktop” e “Meus Documentos” no Windows XP e Windows 7”

  1. Sergio Says:

    Obrigado pela dica. Agora preciso apenas mudar a localização da pasta Desktop… sabe como fazer no Windows 7? No XP usava o Tweak UI da Microsoft… não tem nada parecido pro W7? Tks!

  2. susimara dalpiaz Says:

    Este blog me mostrou como tornar mais rápido a formatação de um HD.Ele tem passo a passo como fazer pra que dê tudo certo.

  3. wanderson Says:

    Ótimo!!! Muito útil esta dica. O tutorial ficou muito bom, objetivo e direto como gostamos. Obrigado.

  4. Paulo Says:

    Valeu professor Cunha!!!

  5. weliton Says:

    windows 7 eh soh entrar na pasta usuarios dar um control x (recortar) e depois ir na pasta onde quer direcionar e dar um control v

    • hardwareifpb Says:

      Esse é outro caminho. Entretanto, a dica está incompleta e caberia outro post só para tratar do assunto. Isso porque você tem que fazer a configuração padrão do USER PROFILE ( e mudanças em chaves do registro do windows) no windows 7. Abraço.

  6. Qaiq Alves Says:

    Perfeito! Valeu, amigo!

  7. Jairo Says:

    Obrigado! :D

  8. Wilson Says:

    Cara valeu mesmo, maneira simples e fácil de resiolver…., parabéns


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: